quinta-feira, 5 de outubro de 2017

ISLÂNDIA 2017 - 12 dias em autocaravana / Iceland - 12 day motorhome trip


A Islândia, a "terra do gelo e do fogo", é um país nórdico europeu que há muito desejava conhecer.
Este ano tivemos o privilégio de passar 12 dias neste país e viver uma experiência que jamais esqueceremos. A Islândia está presente no imaginário de qualquer explorador e amante da natureza, tantas e tão variadas são as manifestações geológicas de vida do nosso planeta que podemos testemunhar. Vulcões, glaciares, falhas tectónicas, actividade geotermal ímpar, géiseres, quedas de água majestosas, cenários indescritíveis, atestam a singularidade deste país. A beleza e espectacularidade da paisagem é tal que emociona. Uma visita a este país faz-nos repensar a nossa dimensão no mundo, faz-nos sentir absorvidos, em perfeita comunhão com a natureza!! As palavras não chegam para descrever!!

Mãe, pai e três filhos (um com 9 anos de idade e dois com 5 anos) foram os protagonistas de mais uma verdadeira aventura. Fica o convite para acompanhar a partilha desta experiência nos próximos posts!

A preparação desta viagem começou meses antes, com muita pesquisa de informações e dicas, facilmente encontradas na internet. Assim que iniciámos a nossa pesquisa percebemos como é fundamental fazer marcações antecipadas, uma vez que a Islândia é, actualmente, um país muito procurado. Para nos facilitar o trabalho comprámos um guia detalhado de viagem, um mapa de estradas e desenhamos um roteiro com tudo o que pretendíamos ver e fazer.











Em que época do ano viajámos para a Islândia?

O calendário escolar acaba por limitar bastante as nossas férias. Após alguma ponderação, a escolha recaiu sobre as duas primeiras semanas de Setembro. Nesta altura do ano ainda há muita luz diurna (mais de 12h), o clima é mais suave e o fluxo de turismo é menor. Não menos importante, os preços são ligeiramente mais baixos que no pico do verão. No entanto, mais baixos não significa baratos. Longe disso!

Grande parte das infraestruturas, como parques de campismo, museus, restaurantes e mesmo algumas estradas encerram durante os meses de inverno, mas até final de Setembro o país funciona em pleno. 
Durante os meses de Junho, Julho e Agosto, os dias na Islândia são muito longos, com dias em que mal anoitece e pode ser observado o famoso "sol da meia-noite". Tratam-se dos meses em que há maior afluência de turistas, quer pelo clima mais ameno, quer pela possibilidade de rentabilizar mais os dias para conhecer o país.

Contudo, o incrível fenómeno das auroras boreais só é observável quando existe noite, pouca nebulosidade e alguma sorte. A possibilidade de testemunhar um acontecimento desta natureza, bem como tudo o que foi dito anteriormente, pesou imenso na nossa escolha pelo mês de Setembro. Além disso, respeitávamos melhor o nosso ciclo circadiano. Nada como manter o descanso "em dia". 


Que companhia aérea escolhemos para viajar até à Islândia?

Após várias pesquisas acerca de preços, datas e hora dos voos, o melhor compromisso foi partir do Porto para Londres-Gatwick (Inglaterra) através da TAP (ida e volta). O voo entre Londres-Gatwick (Inglaterra) e Keflavik (Islândia) foi operado pela Easyjet (ida e volta). São pouco mais de 5 horas de voo, no total. 


Qual o meio de transporte que escolhemos para percorrer a Islândia?

O plano seria percorrer a N1 ou Ring Road (estrada que permite dar a volta ao país), e por isso decidimos que a melhor solução seria uma autocaravana. Por um lado temos sempre todas as condições de conforto, higiene e alimentação adequadas a uma família com crianças pequenas. Por outro lado toda a liberdade de decidir onde parar e quanto tempo ficar. E, também, porque somos fãs de autocaravanismo! Foi alugada numa companhia local, a Geysir (www.geysir.is).

Porque não alugámos carro? Alugar um carro para percorrer a ilha implicaria ficar em hotéis previamente marcados ou recorrer a campismo. Existem hotéis estrategicamente posicionados à volta do país que dão um bom apoio a quem opta por este tipo de modalidade, mas que impõem um plano de viagem mais rígido por ter de estar nesse dia e local a tempo para fazer check-in... O campismo permite maior liberdade mas expõe-nos imenso aos elementos do clima e é necessário todos os dias montar e desmontar a tenda. Não acho boa opção para quem leva crianças. Vimos apenas adultos a fazê-lo e por vezes debaixo de chuva, frio e vento. Mesmo no verão as condições climatéricas podem ser muito adversas.

Para quem pretende conhecer o interior do país, onde existem as F-roads (estradas onde só podem circular veículos 4x4) é boa opção alugar um todo-o-terreno. Esta zona do país é mais perigosa e isolada mas com paisagens surreais, tal como pudemos constatar em algumas incursões que fizemos ao interior (glaciar Langjokull, por exemplo).

Como decidimos circular à volta do país pela Ring Road, num projecto já ambicioso para 12 dias, não achámos necessário alugar um 4WD. A autocaravana serviu perfeitamente os nossos intentos e mostrou-se perfeitamente capaz de atravessar alguns troços de gravilha sem dificuldades. Aqui está, o nosso hotel com rodas...



Onde pernoitámos?

Existem parques de campismo um pouco por toda a ilha, onde existem áreas de serviço para autocaravanas. Optamos por pernoitar, a maior parte das vezes, em parques de campismo, pela facilidade em aceder a electricidade e a áreas de despejo e abastecimento de água, mas também ficamos em outros locais. No entanto, é importante ter em conta que há regras que devem ser respeitadas na hora de escolher um local para passar a noite. Em Novembro de 2015 foi aprovada uma nova legislação pela Agência Ambiental da Islândia que define as condições para poder pernoitar e acampar fora dos parques próprios para o efeito. Aqui fica uma foto panorâmica sobre o parque de campismo de Grundarfjordur, com a "nossa" autocaravana ao fundo.





Qual a rota escolhida para conhecer a Islândia?

Tentamos que o plano traçado fosse cumprido na íntegra, o que veio a acontecer. De uma forma muito resumida, porque não inclui alguns pequenos desvios, este foi o trajecto seguido:

Fonte: Google Maps
























Para conhecer todos os detalhes do nosso percurso pela Islândia clique sobre cada um dos 12 dias:

DIA 1

DIA 2

16 comentários:

  1. fico à espera de ver as fotos. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, combinado! :-) De qualquer forma nos próximos posts podes acompanhar as fotos e o relato de cada dia que passámos na Islândia. Espero que gostes!

      Eliminar
  2. Que férias maravilhosas que fizeram parabens pela vossa escolha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Fico contente por acompanhares as nossas peripécias! :-)

      Eliminar
  3. Que família aventureira!!Continua a descrever as tuas férias, já que não vamos, pelo menos ficamos a conhecer os sítios maravilhosos por onde passas. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário e por acompanhar a nossa descrição! Foi uma viagem incrível, como poderá verificar nos próximos posts. Espero que um dia também passe por lá, vai adorar!... :-)

      Eliminar
  4. Cada vez mais cativado. O "bichinho" Islandia está a crescer... Obrigado pela partilha ����

    ResponderEliminar
  5. Boa noite Cara Rita :)
    Preciso da sua ajuda para esclarecer umas dúvidas.
    1. Pode-se pernoitar em qualquer sitio?
    2. Como funciona para termos electricidade na auto-caravana se estivermos no meio do nada?
    3. Há parques de campismo em "todo o lado" ou é um processo difícil?
    4. Quanto se paga +/- pelos parques da campismo?
    5. Sentiu-se insegura relativamente às condições meteorológicas? E em relação a assaltos?
    Obrigada pela ajuda.
    Marta Silva
    ms_martasilva@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!
      Obrigado pela sua visita, e bem vinda à Praia da Rita. Respondendo às questões:
      1. Não é permitido pernoitar em qualquer sítio. A melhor opção é, sem dúvida, em parques de campismo. Durante esta viagem apenas pernoitamos fora por 5 ocasiões. Manda a prudência que se escolha um local reservado e afastado das zonas habitacionais, considerando que não exista um parque de campismo num raio alargado de quilómetros. É preciso ter em atenção que as terras têm proprietário, por mais remotas que sejam.
      2.As autocaravanas possuem uma bateria dedicada à célula (zona "habitacional") que mantêm tudo em funcionamento. Contudo, se não estiver equipada com inversor (equipamento pago como extra), não poderá utilizar equipamentos eléctricos que funcionem com 220V. De resto, tudo funciona normalmente (luzes, wc, torneiras, chuveiro, frigorífico, etc...).
      3. A oferta é relativamente modesta, mas existe. Nas principais localidades há sempre, pelo menos, um parque. De notar que os parques são muito diferentes daquilo a que estamos habituados e alguns possuem condições muito rudimentares.
      4. Depende do número de pessoas e do uso ou não de electricidade. No nosso caso em particular os custos, por noite, variaram entre os 25 e os 40 eur.
      5. Relativamente a assaltos pode estar tranquila. O país é muito pacífico, não há a mais pequena sensação de insegurança. Quanto às questões meteorológicas já o caso muda de figura. É verdade que nunca senti ventos tão fortes e frios como na Islândia, e que houve uma ou outra noite que pensei que a autocaravana fosse levada pelo vento, mas não dê demasiada importância a isso. O clima é um pouco imprevisível, é certo, mas por cá, às vezes, também.

      Se tiver mais alguma dúvida não hesite :)

      Eliminar
  6. Olá Ana Rita!
    Estou a programar uma viagem à Islândia (no início de setembro) e por isso dei com a bela e útil descrição das suas férias. Estou a tentar adaptar o programa para 8 dias (completos), ajustando e retirando o dia do oeste e os tempos dedicados às crianças, já que somos 3 adultos...
    Eu sei que é pouco tempo mas não tenho mais :).
    Assim, agradecia se me pudesse esclarecer:
    1) Se voltasse à mesma viagem alteraria alguma coisa (conselhos que eu possa aproveitar)?
    2) Porquê Dalvik em vez de Húsavik?
    3) Acha possível (e aconselhável) fazer no mesmo dia Blue Lagoon (de manhã) e a visita ao interior do glaciar Langjokull?
    4) Tem alguma informação sobre a visita ao vulcão Thrihnukagigur? (é muito caro e não sei se dá para encaixar no último dia, retirando a atividade na Silfra.)
    5) Sabe se podemos levar enlatados (sem restrição de quantidade) na bagagem de porão?
    Fico antecipadamente grata pela ajuda que possa dar :)

    ResponderEliminar
  7. Ups, ainda me esqueci de mais umas questões:
    6) As estradas estão bem sinalizadas? O Google Maps funciona bem lá?
    7) Qual o mapa em papel que aconselha comprar (há tanta oferta online!)?
    8) As áreas de paragem para descanso do condutor têm wc?
    Muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Luísa!

    Obrigado pela sua visita, seja bem vinda à Praia da Rita. Respondendo às suas questões:

    1) Se pudesse acrescentaria mais duas semanas à viagem :) Existem alguns locais fascinantes no interior do país que gostaria de ter visitado, mas com 12 dias disponíveis tivemos que fazer opções. Gostamos de apreciar tudo com calma, sem stresse, e como tal tivemos que sacrificar alguns locais.


    2) Húsavík é o local mais popular para observação de cetáceos, mas dificilmente terá um enquadramento paisagístico como Dalvik. Para além da possibilidade de encontrar baleias, a viagem ao longo do fiorde é magnífica. Foi dos locais que mais adorei, pela tranquilidade, pelas amizades que fizemos, pelo espectáculo proporcionado pelas baleias e porque foi, também em Dalvik, que vimos auroras boreais!! Dalvik foi um ponto muito alto desta viagem.

    3) É possível, mas será um dia muito cheio! A Blue Lagoon merece uma visita demorada. É bom demais!!! Se conseguir entrar bem cedinho melhor, uma vez que daí até ao Langjokull terá mais de 200 km de estrada pela frente (170 km até Húsafell e mais alguns numa F-road até Klaki, devagar devagarinho...). Isto leva o seu tempo, mas se conseguir gerir tudo muito bem é sempre possível.

    4) Consideramos a hipótese de visitar, mas como já tínhamos a viagem planeada não conseguimos abdicar de nada. É que a ida a esse vulcão obriga a "gastar" praticamente um dia inteiro. Embora seja uma actividade cara, estou certa que não encontrará nada igual em parte alguma! Mas, se me permite, não abdicaria da Silfra de maneira nenhuma!!!

    5)Não lhe sei responder a essa questão. Não levamos comida, compramos os alimentos todos lá, pois não tínhamos margem para acrescentar peso extra nas nossas malas. Uma família de 5 obriga a uma engenharia logística mais apertada! Prepare-se, contudo, para o custo de vida - é outro nível, mesmo!!!

    6) As estradas estão bem sinalizadas e, regra geral, encontram-se em excelente estado. Em algumas zonas do país ainda abundam as estradas em gravilha, onde terá que conduzir com muito cuidado e a velocidades muito mais reduzidas. Se tiver um bom plano de internet pode usar o Google Maps sem problema. A cobertura de rede móvel é muito boa!

    7) Comprei este mapa da Michelin, pela Amazon. Recomendo!! https://www.amazon.co.uk/Michelin-Iceland-Map-750/dp/2067211900

    8) Regra geral não. As áreas de descanso e as áreas de serviço são muito rudimentares e escassas. A oferta de campings para autocaravanas também é diminuta, pelo que convém pesquisar antecipadamente a sua localização. Como viajamos numa autocaravana com todas as comodidades não sentimos muita pressão para procurar parques de campismo, uma vez que conseguíamos fazer uma vida normal de forma independente (cozinhar, tomar banho, usar o wc...). Se utilizarem uma autocaravana mais básica, sem wc, o caso já muda completamente de figura.

    Se precisar de alguma informação adicional esteja à vontade, eu ajudo no que puder! Não sejam demasiado ambiciosos no percurso traçado, sob pena de não conseguirem viver a Islândia com toda a tranquilidade. É um país fantástico!! Embora muito caro... e ventoso ... e frio... :) E lembre-se que nem sempre o mais incrível é o que vem nos guias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,

      Desta vez escrevo para agradecer o seu blog e as dicas depois de realizada a nossa viagem à Islândia. Adorámos e foi muito mais fácil adaptando o seu "roteiro", em vez de criar um exclusivamente nosso.
      Só duas coisas correram menos bem: na excursão para ver as baleias apenas avistámos uma foca bebé e no dia do "into the glaciar" estava um temporal de tal forma que cancelaram a excursão. Ficámos no parque de campismo ao pé do local do transfer e estava uma ventania tão grande que pensámos que a Renault Master ia virar.
      Vimos auroras boreais - uma delas com tons de rosa, linda - cascatas, focas, ovelhas (ufa, ia atropelando uma!), vacas, puffins (na praia perigosa, das colunas de basalto), cavalos, vulcões, os geysir, muita paisagem... fizemos snorkeling na Silfra (a água gelada nas mãos e a entrar nas orelhas...) e estivemos quase um dia inteiro na Lagoa Azul (já que não entrámos no glaciar sobrou mais tempo).
      Adorei especialmente a zona da praia dos diamantes e do lago com as focas.
      Mais uma vez obrigada e vou "ficar de olho" nas suas observações sobre viagens quando programar a saída do próximo ano (espero eu - só chegámos ontem à noite):)

      Eliminar
    2. Olá Luísa! Estou encantada com as suas palavras!! Muito obrigada por partilhar a sua experiência! Fico mesmo muito feliz por ter ajudado de alguma forma! Quanto ao que "correu menos bem"... a natureza é mesmo assim...imprevisível!! Fica o pretexto para lá voltarem! ;-) Em contrapartida viram puffins, que nós não vimos!! Se um dia precisar de novo de alguma informação, estou ao dispor! Beijinho

      Eliminar
  9. Cara Ana Rita,

    Muito obrigada pela resposta rápida e cheia de informação :).
    A caravana que alugámos é de facto mais básica e não tem wc, o que nos vai dar menos liberdade.
    Já percebi que ainda vou ter que repensar algumas coisas no plano que já tinha delineado :).

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...