sábado, 2 de julho de 2016

Castelo de Lanhoso e o Santuário de Nossa Senhora do Pilar / Lanhoso castel and the Sanctuary of Our Lady of Pilar






















Recentemente visitámos o Monte do Pilar, situado na Póvoa de Lanhoso, no norte de Portugal para conhecer melhor o Castelo de Lanhoso e o Santuário de Nossa Senhora do Pilar.
Estrategicamente erguido sobre o maior monólito de granito de Portugal, este tranquilo local está repleto de história, com vestígios de ocupação humana desde milénios antes de Cristo, incluíndo pelos Romanos.

Começámos por apreciar o Santuário e o seu conjunto de capelas, uma réplica do Santuário do Bom Jesus (de Braga), construído com as pedras das muralhas do castelo lá existente.

































































Seguimos, depois, para o Castelo, situado na retaguarda do Santuário. O principal testemunho deste castelo é a sua Torre de Menagem, que se encontrava lindamente decorado com um manto de papoilas artificiais.










Também no seu interior havia uma árvore decorada que convidou a umas fotografias mais artísticas...



É interessante conhecer algumas histórias dramáticas que aqui tiveram lugar...  Reza a história que este castelo serviu várias vezes de abrigo a D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, nomeadadamente após a Batalha de S. Mamede, quando foi detida pelo seu próprio filho. Também neste castelo, um alcaide, suspeitando de infidelidade da sua esposa, terá lançado fogo à alcáçova com a mesma e seus serviçais (acusados de cumplicidade) lá dentro. Relatos antigos referem que ninguém sobreviveu ao incêndio.



Classificado como Monumento Nacional, este castelo é considerado um dos mais antigos de Portugal.
Vale a pena passar por lá!...
Fica a sugestão para o fim de semana!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...