quinta-feira, 24 de março de 2016

Doces Brancos





















Os doces brancos, também conhecidos como cavacas, são doces tradicionais portugueses que nunca faltam nas festas e romarias minhotas.
Também na Páscoa estes doces não faltam na mesa! Se forem caseiros ainda melhor!
Por isso decidi deixar de seguida a receita de doces brancos que eu faço, inspirada numa receita do talentoso Chefe Silva, mas com algumas adaptações.

Ingredientes para a massa:
4 gemas
3 ovos inteiros
250 g de açúcar
raspa da casca de meio limão
200 g de farinha de trigo peneirada
papel vegetal (dá para reutilizar nas várias fornadas)

Ingredientes para a glacé:
150 g de açúcar em pó
1 clara
algumas gotas de sumo de limão

Bater as gemas com os ovos e o açúcar até obter um creme fofo. Adicionar a raspa do limão e a farinha, mexer para ligar bem.
Colocar papel vegetal sobre um tabuleiro adequado para forno e, com uma colher de sopa, dispor nele pequenas porções da massa, bem separadas umas das outras. Levar ao forno previamente aquecido (190º) para cozerem 10 minutos ou pouco mais. Depois de cozidos, retirar do forno,  deixar arrefecer um pouco e descolar.

Para a glacé misturar os 150g de açúcar em pó com a clara em castelo e umas gotas de sumo de limão e bater com uma colher de pau até a mistura espessar e ficar branca. Se ainda estiver muito fina adicionar mais um pouco de açúcar em pó e mexer. Cobrir a superfície dos doces com as mãos molhadas nesta glacé. Desenhar uma espiral com o dedo para ficar com a aparência tradicional. Deixe secar de um dia para o outro.

Boa Páscoa!












































4 comentários:

  1. Boa pascoa são os doces preferidos da minha mãe e caseiros ainda devem ser melhores beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar! Ficam muito macios, apenas com uma fina crosta de açúcar por cima com sabor a limão. Quem prova gosta muito! :-) Beijinhos

      Eliminar
  2. Estes docinhos brancos são maravilhosos com uma chávena de chá verde.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...