sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Marmita: Alheira com sementes de sésamo / Lunch box: alheira sausage with sesame seeds

















Esta forma simples de preparar alheira permite criar uma marmita diferente, rápida e deliciosa!


Como preparar alheira com sementes de sésamo:

Cortar longitudinalmente uma alheira e extrair o seu conteúdo.














Moldar pequenas bolas com o conteúdo da alheira e envolver em sementes de sésamo.















Colocar as pequenas bolas num recipiente próprio para o forno, sobre papel vegetal.














Levar ao forno a 200-220ºC para cozinhar e alourar (15-20 minutos, dependendo do forno).
Acompanhar com arroz seco e grelos cozidos.


Como preparar rapidamente os grelos:
Colocar grelos congelados com um pouco de sal e um pouco de água num recipiente adequado para microondas (cobrir só o fundo do recipiente). Selar este recipiente com uma película aderente e levar ao microondas na potência máxima durante 4 a 5minutos (aprox. a 900W). Decorrido este tempo, retirar a película com cuidado (pode sair vapor muito quente) e escorrer bem os grelos. Temperar os grelos com alho moído e um fio de azeite.
Em alternativa, é possível envolver os grelos na alheira. Para isso basta cortar os grelos em pedaços mais pequenos (depois de bem escorridos) e envolver na alheira antes de moldar as bolinhas e cobrir com sementes de sésamo.



Curiosidade:
As alheiras são enchidos típicos de toda a região portuguesa de Trás-os-Montes e Beira Alta, e terão surgido por volta do século XV pela mão dos judeus. Os enchidos à base de carne de porco eram muito populares à época, e o consumo destes produtos permitia que os judeus simulassem serem Novos Cristãos, escapando, assim, à inquisição. Por imposição da sua fé, os judeus fingiam o consumo de carne de porco preparando enchidos com outras carnes (aves, coelho, vitela...) envolvidas em pão e muito azeite. Estes enchidos tornaram-se apreciados também entre os cristãos, que acabaram por introduzir a carne de porco. O alho, condimento também usado nos seus ingredientes, veio dar origem ao nome alheira. As alheiras mais populares são as de Mirandela, devido à existência da estação de comboios de onde partiam, para distribuição, alheiras provenientes de várias zonas.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...